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Vender consórcio pode ser um excelente negócio

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Não faz muito tempo que, com a pasta debaixo do braço, trabalhando de porta em porta, o vendedor de consórcio era tido como profissional de segunda categoria. O ofício era reservado àqueles que não conseguiam se dar bem em outras áreas. Hoje, vender consórcio é uma atividade que exige muita competência e dedicação. As administradoras não querem saber dos profissionais inconvenientes, que vencem o cliente na base do cansaço.

Embora o contingente de pessoas que vendem consórcio seja difícil de mensurar, pois abrange bancários, funcionários de concessionárias e até de alguns grandes magazines, a parcela que se dedica exclusivamente à atividade, atuando nas 220 administradoras existentes no País, é formada por aproximadamente 50 mil profissionais. Destes, calcula-se que cerca de 600 atuam em Londrina.

Com 34 anos de idade e apenas 6 trabalhando na área, Alessandra Sanches Pereira, vendedora do Consórcio União, já atingiu o topo do plano de carreira da empresa. É uma profissional "diamante prêmio plus". Já passou pelas fases "prata' e "ouro" e por todas as subcategorias. E não tem do que reclamar. "Para mim, ter chegado aqui foi um presente de Deus. Jamais imaginei que chegaria. Hoje estou construindo um patrimônio e quero me aposentar nesta profissão."

Mas não é graças ao salário fixo que o vendedor de consórcio consegue viver bem. São as comissões, que variam de 1% a 1,5% do valor da venda, que reforçam o holerite. Para isso, é preciso vender muito e constantemente. É o caso de Alessandra, que construiu uma carteira de 700 clientes, dos quais mais de 500 estão ativos. Antes de trabalhar na empresa, ela fazia cestas matinais para vender. A sua antiga lista de clientes deu origem à carteira de consórcios. "Comecei ligando para aquelas pessoas que compravam minhas cestas. Sempre tive facilidade de abordar os clientes", afirma. No mês passado, ela vendeu R$ 480 mil em consórcios.

Ter uma boa rede de relacionamentos é apontado como condição fundamental para quem quer iniciar na profissão. "Se não gostar de fazer contatos pessoais, é melhor nem tentar", aconselha Alessandra. Ela diz que, de 20 ligações telefônicas que faz diariamente, uma média de 6 são bem sucedidas. A vendedora garante que outra boa dica é nunca mentir para os clientes. "Por exemplo, tem gente que chega achando que vai entrar no consórcio e logo nos primeiros meses vai dar um lance e ser contemplado. Não vou enganar a pessoa. Se sei que o dinheiro que ela tem para o lance é insuficiente, já deixo bem claro."

Neste artigo, você descobrirá 10 vantagens de contratar um consórcio. Boa leitura!

Dicas

O que é preciso para ser um bom profissional

1– Ter conhecimento profundo do sistema de consórcios;

2– Ser muito persistente e ter boa argumentação sobre os benefícios do consórcio;

3 – Ser ambicioso;

4 – Ter boa comunicação;

5 – Ser criativo na prospecção de novos clientes potenciais;

6 – Saber ouvir mais do que falar para ter empatia com o cliente;

7 – Ter autoconfiança;

8 – Ter caráter (não prometer o que não pode cumprir);