Blog Consórcios
Cartas de Crédito

Consorcios


Vender Consórcio


Quem somos




Sobre

Logo com cifrão e fundo azul

10-vantagens-de-um-consorcio-creditiva

10 vantagens de um consórcio Creditiva

Imagem do blog creditiva

Comprar itens mais caros costuma ser um desafio para quem não tem uma renda muito alta. Afinal, o valor à vista é difícil de pagar e o financiamento costuma ter juros significativos, tornando o preço final muito mais alto. Sem falar na análise de crédito, que pode dificultar as aquisições. Neste caso, você já considerou as vantagens de um consórcio?

Uma boa saída é entender e investigar propostas desse modelo em relação a outras formas de pagamento e considerar sua implementação..

Apesar de ser um investimento de longo prazo, o consórcio alivia a carga tributária com prazos mais longos e flexibilidade.

Portanto, um consórcio é uma boa opção para adquirir bens de maior valor, como motocicletas, carros, imóveis, etc.

Neste artigo, você descobrirá 10 vantagens de contratar um consórcio. Boa leitura!

1. Redução da carga tributária

A única taxa adicional paga é o custo de manutenção do consórcio, que é bem menor em relação ao IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e aos juros normalmente cobrados pelos bancos.

Ou seja, ao final da parcela, o valor pago é basicamente o valor pré-determinado no contrato.

No financiamento imobiliário, os bancos cobram juros de 9,5% a 10,2% ao ano, dependendo da instituição financeira.

No caso dos automóveis, essas taxas giram em torno de 27% ao ano.

2. Flexibilidade

Este tipo de negócio permite que o prazo de pagamento seja ajustado de acordo com a situação real de cada investidor.

Ou seja, os ajustes podem ser feitos com base nas circunstâncias específicas do cliente, como a duração do contrato, o valor a ser recebido ao final do período e se haverá algum reajuste relacionado à inflação.

Para os consumidores, esses ajustes trazem conforto e potencial para desenvolver consórcios personalizados para atender às suas necessidades.

3. Poder de compra à vista

Uma das vantagens do consórcio é que enquanto o produto é parcelado, o pagamento do bem será feito à vista.

Como isso é possível? Quando for a sua vez de ganhar, a carta - o valor de resgate acordado no contrato - será entregue integralmente.

Assim, na hora de comprar o produto, o comprador fica com o valor integral, sem juros, e a possibilidade de negociar um desconto.

4. Planos de aquisições

Normalmente, os consórcios são usados ​​para adquirir bens como carros e imóveis.

Quando esses produtos são obtidos por meio de métodos tradicionais de financiamento, existe o risco de que a renda fique bastante comprometida, de modo que os compradores fiquem inadimplentes.

Um dos pontos fortes do consórcio é a capacidade de os consumidores se programarem para comprar itens em parcelas menores e sem juros.

Com isso, é possível entender melhor quando o produto chegará, o que é benéfico para o planejamento de médio e longo prazo.

5. Poder de antecipação da compra

Se houver um dinheiro extra durante o consórcio, é possível adiantar a sua contemplação.

Além de sorteio, os encontros também permitem que os consorciados deem lances para receber cartas antes do previsto. Mais uma vantagem do consórcio!

Essas ofertas devem ser maiores do que o parcelamento mensal e menores ou iguais ao abatimento do consórcio.

Quanto maior o lance, maior a chance de contemplação e, caso o lance mais alto for dado, uma carta de crédito é garantida.

6. Versatilidade de uso do crédito

Após o recebimento da carta de crédito, o cliente não precisa necessariamente utilizá-la para adquirir o produto do consórcio, mas sim um da mesma categoria.

Por exemplo: Em um consórcio de carros, além de qualquer marca de veículo, você pode usar a carta para comprar qualquer outro veículo, como barcos, máquinas agrícolas ou até aviões, pois todos pertencem à mesma classe. Esse é um dos pontos fortes do consórcio.

Essas ofertas devem ser maiores do que o parcelamento mensal e menores ou iguais ao abatimento do consórcio.

Quanto maior o lance, maior a chance de contemplação e, caso o lance mais alto for dado, uma carta de crédito é garantida.

7. Menos burocracia

No parcelamento tradicional, há várias etapas antes do início do contrato.

Primeiramente, diversos documentos foram apresentados e analisados ​​previamente à análise de crédito. Só então o financiamento pode ser aprovado e os ativos liberados.

O consórcio também é uma linha de crédito, ou seja, é necessário cumprir certos pré-requisitos básicos.

‍Na contemplação é necessário comprovar renda e apresentar determinados documentos, mas vale ressaltar que a burocracia aqui é menor do que no financiamento tradicional, pois, como o consorciado é investidor, sua conduta no grupo consorciado antes do recebimento da carta também é calculada como análise de crédito. Você já percebeu os benefícios do consórcio?

Portanto, após a verificação dos documentos e aprovação da análise de crédito, o crédito é emitido para o cliente.

8. Prazos de pagamento estendidos

O ajuste de prazo mais longo está entre os benefícios do consórcio.

Os financiamentos tradicionais podem normalmente ir de 72 meses, quando se trata de automóveis, até 96 meses, em alguns casos de imóveis.

Já o consórcio pode durar até 240 meses, principalmente considerando imóveis. E quanto maior o número de parcelas, menores serão seus pagamentos mensais, comprometendo menos o seu orçamento.

‍No entanto, vale ressaltar que o recebimento do crédito não é possível apenas no final do pagamento. A contemplação pode variar nos sorteios das reuniões periódicas.

Quem opta por dar oferecer um lance, tem a oportunidade de obter um crédito antes do final das parcelas.

9. Valor do bem sempre atualizado

Consórcios exigem planejamento - basta voltar ao tópico anterior - e para adquirir bens, que demandam grandes investimentos, é preciso saber que o valor da dívida, no consórcio, consiste em recursos financeiros que o cliente recebe para comprar o bem desejado.

Ao longo do tempo, os bens sofrem alterações de preço, resultando em inflação ou outros fatores de mercado. Assim, para viabilizar a negociação e garantir condições uniformes para que todos os participantes das partes adquiram o bem, são realizados ajustes periódicos de crédito.

Além desses benefícios, é necessário atender a um dos requisitos da Lei nº. 11.795/08, que prescreve as regras do consórcio.

‍E esse ajuste vale para todos, contemplados ou não, garantindo acesso ao bem referencial, quer a contemplação ocorra no início ou no final do programa.

O reajuste garante que o consorciado tenha a mesma capacidade de negociar com uma carta de crédito em mãos, independentemente de quando a contemplação ocorrerá, ou seja, no início ou no final do processo.

Esses ajustes são feitos anualmente e são baseados em outros indicadores:

• Nos automóveis, é utilizado o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor), ou se for devidamente selecionado na fábrica, sempre que uma montadora propõe um novo preço;

• Para imóveis, o INCC (Índice Nacional da Construção Civil) é frequentemente utilizado.

10. Implantação do FGTS para imóveis

É possível utilizar o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para dar lances a fim de antecipar a contemplação do consórcio. Há também a oportunidade de usar o Fundo de Garantia para pagar até três parcelas atrasadas do seu financiamento e evitar inadimplência. No entanto, vale ressaltar que, para utilizar esse recurso, o consorciado deve:

• ter três anos de depósito no FGTS – não é necessário que esse período de contribuição seja consecutivo;

• Não possuir nenhum outro imóvel – e que o valor desse bem seja de até R$ 950 mil em SP, MG, RJ e DF ou, no máximo, R$ 850 mil nos demais estados, não importando se está na planta ou não.

‍Você percebeu quantos benefícios o consórcio tem? Além de um bom investimento, este contrato garante uma boa economia. Isso ocorre porque os juros de financiamentos são bem maiores do que a taxa de administração.

Então, quando você for comprar um bem de maior valor, considere essa opção, pois ela pode trazer um alívio para o seu orçamento.

Gostaria de saber mais sobre isso? Entre em contato conosco e mostraremos como um consórcio pode ajudar no seu planejamento para o futuro.